sexta-feira, 1 de junho de 2012

RIO+20 no Parque Lage



ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE
RIO+20: ACONTECE NA EAV
ImaginaRio e iÓrbita
Coordenador: Lucas Weglinski
Durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, organizada pela ONU, a EAV abriga a ImaginaRio, uma ocupação da cidade do Rio de Janeiro de Cultura e Educação, interligada ao Meio Ambiente. A EAV receberá uma programação que se divide em palestras, debates, filmes, oficinas de pintura corporal e vivência indígena, numa série de encontros com indígenas de várias regiões do Brasil.
Debates e palestras
Relatos Canibais
13, 14, 15 e 16 de junho, 18h | Salão Nobre e Auditório Francisco Carlos. Com Célia Maracajá, Mafalda Pequenino, Cláudio Tamella, Bete Coelho.
O dramaturgo amazonense que tem mais de quarenta peças escritas e foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro-SP de melhor autor, promove o encontro composto de palestras, debates-experimentações e exibição de filmes. Durante 4 dias, traça um perfil histórico de nossas raízes Tupinambás e analisa o papel da mulher, o sentido da guerra, e a subjetividade indígena lida pelo artista branco no teatro, cinema, ópera e literatura.
Oficinas
E-Vento
2 e 3 de junho, 9h | Platô (atrás do Casarão)
Rico Lins, Julieta Sobral, Guto Lins, Marcelo Jácome, Bebel Franco e outros.
Oficina criativa coletiva de sensibilização sobre as questões discutidas na Rio +20: meio-ambiente, sustentabilidade, inovação e inclusão, voltado para adolescentes e adultos.
VAGAS LIMITADAS. Inscrições pelo endereço curto@curtocircuitoproducoes.com.br.
Oficinas de Pintura Corporal Thini-á Fulni-Ô
17 de junho, 11h | Lateral do Casarão (externa)
Thini-á, que em Yathê significa "estrela", nasceu em 1970 nos domínios das terras dos Fulni-ô, às margens do Rio Ipanema, um afluente do Rio São Francisco, no Estado de Pernambuco. As Oficinas de Pintura Corporal são para crianças de todas as idades.
Vivência Indígena Fulni-ô
21 de junho, 18h | Bosque Parque Lage
A Vivência Indígena para adultos será uma oportunidade incrível para transmissão do conhecimento e sabedoria ancestrais indígenas, além de um pouco da história dessa etnia em particular, os Fulni-Ô, conhecidos como o povo veterinário das florestas.
CINE LAGE
Exibição mensal de filmes e vídeos programados por curadores convidados.
Programação: vídeo nas aldeias RIO+20
22 de junho, 19h | Pátio da Piscina, 19h
Curadoria: Lucas Weglinski e Julia Bernstein
Apresentação de filmes seguidos de conversas com os realizadores indígenas responsáveis pela programação, dentro do coletivo de redes Vídeo nas Aldeias, que engloba a produção audiovisual de mais de 130 aldeias de todas as regiões do Brasil.
Bicicletas de Nhanderu - 2011
Imbé Gikegü, cheiro de pequi - 2006
AULA ABERTA - APROFUNDAMENTO
Arapucas Semânticas: Os akd-micos, os pole-micos e os ende-micos
4 de junho, 19h | Salão Nobre
Wagner Barja
O artista plástico Wagner Barja apresenta, como palestrante convidado do Programa Aprofundamento da EAV Parque Lage, coordenado por Anna Bella Geiger, uma mostra de registros em vídeo de intervenções "ARAPUCAS SEMÂNTICAS".
CONCERTO
ABSTRAI Ensemble
15 de junho, 19h | Salão Nobre
Conhecido por conjugar instrumentos tradicionais, novas tecnologias e elementos eletrônicos, o grupo se destaca na renovação da música de concerto contemporânea.
O principal objetivo do ABSTRAI Ensemble é estimular a produção, a execução e a circulação de novas obras musicais nacionais e estrangeiras no Brasil além de contribuir para a ampliação do público de música de concerto.
PERFORMANCE
Sem título
17 de junho, 12h | Pátio da Piscina
Cristina Pape
A performance "Sem Título", de Cristina Pape, faz parte da finalização de seu livro de poesias. Durante a performance, o público a ajudará na reorganização das páginas em uma nova ordem e, do caos, surgem novas poesias.
PALESTRA
DESMAPAS: performances, jogos e estratégias de encontro
20 de junho, 19h | Salão Nobre
O coletivo DESMAPAS nasceu em 2007 com o encontro de quatro artistas vindos de diferentes campos artísticos: artes plásticas, teatro, música e arte-terapia, que se reuniram movidos pelo interesse em comum de pesquisar as relações lúdicas com o corpo. Neste ano, o coletivo realiza o projeto "Entre-Corpo" que consiste em uma série de intervenções urbanas em diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro.
Esta palestra acontece em meio à maratona de apresentações nas ruas do Rio e outras cidades do Estado e seu objetivo é a reflexão sobre o trabalho do grupo e sobre os caminhos da arte.
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
Estética da Gambiarra
até 1 de julho | Cavalariças
Cao Guimarães
Curadoria: Felipe Scovino
Composta por fotografias e vídeos, a mostra é regida por uma economia de símbolos e de gestos. As "gambiarras poéticas" de Cao Guimarães revelam um universo de improvisações que se cristalizam como forma de captar as contradições e oportunidades do mundo.
Instâncias do Desenho
Até 10 de junho | Galerias 1, 2 e Galeria EAV
Coletiva de artistas do Atelier Subterrânea: Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortea, Lilian Maus e Túlio Pinto. Sediado em Porto Alegre, o Atelier Subterrânea é um laboratório de criação e de produção de exposições, reconhecido por promover a obra de artistas no país e no exterior.
CURSOS GRATUITOS
Inscrições online
Programa Fundamentação
Inscrições: 1º jun a 19 jul
Cursos de Concepção
Inscrições: 1º jun a 19 jul
Entre espaços
Fotografia
Gravura em metal
Serigrafia
Vídeo etc
Xilogravura
Curso de Desenvolvimento
Inscrições: 1º jun a 20 jul
Meios Múltiplos: Desenvolvimento de projetos
Cursos de Capacitação
Inscrições: 1º jun a 19 jul
Design de exposição
Fotografia
Iluminação para arte
Capacitação de mediadores
Inscrições: 1º jun a 29 jun
Saiba mais
EAV INDICA
Exposições
Chance
Christian Boltanski
Até 08 de julho | Casa França-Brasil
Ricardo Becker
Curadoria: Fernando Cocchiarale
Até 17 de junho | Casa de Cultura Laura Alvim
Paisagem e Extremos
Curadoria: Leila Danziger, Luiz Claudio da Costa e Malu Fatorelli
Até 15 de junho | Galeria Cândido Portinari

Nenhum comentário:

Postar um comentário