terça-feira, 12 de junho de 2012

Pré Rio + 20 - Oceanos em Pauta (?)



RIO - Na bandeira do município do Rio, confeccionada em 1908, o desenho de dois golfinhos fazem referência à intensa vida marinha da cidade e contrasta com o cenário atual das praias e da Baía de Guanabara. Atualmente, quando esses ilustres visitantes nadam pelo nosso litoral, são recebidos com fascinação e encantamento pelos banhistas. A ausência deles não é somente a prova do impacto da poluição nos mares, mas também um dos temas discutidos nesta segunda-feira no segundo debate da série Encontros O GLOBO Rio+20.

O evento será realizado às 19h na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, e é aberto aos leitores do GLOBO. O encontro, mediado pela editora de Ciência e Saúde , Ana Lúcia Azevedo, abordará a forma como a sujeira interfere na preservação de espécies ameaçadas de extinção, como é o caso das toninhas — espécie de golfinho mais ameaçada do Brasil.

— O lixo jogado nas praias e o esgoto lançado em rios criaram verdadeiras zonas mortas nos oceanos — alerta Ana Lúcia.

Os leitores podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (21) 2568-8105. A Casa de Cultura Laura Alvim fica na na Avenida Vieira Souto 176, em Ipanema. O local tem capacidade para 200 pessoas.

==============================================



Em debate, o efeito da poluição nas espécies

Encontros O Globo debate a preservação das espécies e a poluição

Debate levantará questões sobre como a poluição interfere na preservação e sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção



O jornal O Globo promove o segundo debate da série Encontros O Globo – Rio+20. Essa edição levantará questões sobre como a poluição interfere na preservação e sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção, tema em linha com a campanha liderada pelo Globo em prol dos golfinhos Toninha, a mais ameaçada no Brasil. Dentro desse contexto, a responsabilidade da população em relação à poluição, ao lixo e ao tratamento de resíduos também será considerada.

Mediado pela editora de Ciência e Saúde do jornal Ana Lúcia Azevedo, os convidados para o debate são: Leandra Gonçalves, bióloga coordenadora do Programa Costa Atlântica da SOS Mata Atlântica; Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente; Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional (CI-Brasil); e Clovis B. Castro, coordenador do Coral Vivo Museu Nacional/UFRJ. A segunda edição do Encontros O Globo – Rio+20 acontece no próximo dia 11, às 19h, na Casa de Cultura Laura Alvim em Ipanema.        



 Serviço:

 Evento: Encontros O Globo — Rio+20

Tema da segunda edição: Preservação das espécies X Poluição

Local: Casa de Cultura Laura Alvim

Endereço: Avenida Vieira Souto, 176 - Ipanema

Dia: 11 de junho

Horário: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário