quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Livro - Bases Filosóficas para a Educação Ambiental

Pensar o Ambiente: 
Bases Filosóficas para a Educação Ambiental
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao4.pdf


Pensar o Ambiente oferece aos educadores possibilidades fecundas de leitura e reflexão a partir da contribuição teórico-conceitual de diversos pensadores – Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Bacon, Descartes, Espinosa, Rousseau, Kant, Marx, Freud, Heidegger, Arendt, Gadamer, Vygotsky e Paulo Freire – e do momento histórico em que viveram, incluindo excertos de textos clássicos desses pensadores com a respectiva contextualização social e histórica.

Os autores apresentam referências para que o leitor, mesmo não iniciado em filosofia, possa relacionar natureza/cultura/ambiente e compreender tal relacionamento de maneira contextualizada.

Trata-se, pois, de uma leitura provocativa e útil para professores, gestores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, educadores ambientais e outros educadores preocupados com a diversidade, a cidadania e a inclusão educacional e social.


- - -

Sumário

Os Pré-Socráticos: os pensadores originários e o brilho do ser
Nancy Mangabeira Unger 

Aristóteles: ética, ser humano e natureza
Danilo Marcondes 

Santo Agostinho e São Tomás: a filosofia
da natureza na Idade Média
Alfredo Culleton 

Bacon: a ciência como conhecimento e domínio da natureza
Antonio Joaquim Severino 

Descartes, Historicidade e Educação Ambiental
Mauro Grün

Espinosa: o precursor da ética e da educação ambiental com base nas paixões humanas
Bader Burihan Sawaia

Rousseau: o retorno à natureza
Nadja Hermann 

Kant: o ser humano entre natureza e liberdade
Valerio Rohden

Karl Marx: história, crítica e transformação social na unidade dialética da natureza
Frederico Loureiro 

Freud e Winnicott: a psicanálise e a percepção da natureza – da dominação à integração
Carlos Alberto Plastino 

Heidegger: “salvar é deixar-ser”
Nancy Mangabeira Unger 

Vygotsky: um pensador que transitou pela filosofia, história,
psicologia, literatura e estética
Susana Inês Molon 

A Outridade da Natureza na Educação Ambiental
Mauro Grün 

Hannah Arendt: natureza, história e ação humana
Isabel C. M. Carvalho e Gabriela Sampaio 

Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo
Marta Maria Pernambuco e Antonio Fernando G. da Silva 

Posfácio

O pensamento contemporâneo e o enfrentamento da crise ambiental:uma análise desde a psicologia social
Eda Terezinha de Oliveira Tassara 







- - -


Outros livros da coleção Educação para Todos lançados pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC

volume 01: Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea
Volume 02: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03
volume 03: Construção Coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos
volume 04: Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas
volume 05: Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas
volume 06: História da Educação do Negro e Outras Histórias 
volume 07: Educação como Exercício de Diversidade
volume 08: Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias
volume 09: Dimensões da Inclusão no Ensino Médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola
volume 17: Católicos Radicais no Brasil
volume 10: Olhares Feministas
volume 11: Trajetória e Políticas para o Ensino das Artes no Brasil: anais da XV CONFAEB
volume 12: Série Vias dos Saberes nº1: O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje 
volume 13: Série Vias dos Saberes nº2: A Presença Indígena na Formação do Brasil
volume 14: Série Vias dos Saberes nº3: Povos Indígenas a Lei dos "Brancos": o direito à diferença
volume 15: Série Vias dos Saberes nº4: Manual de Lingüística: subsídios para a formação de professores indígenas na área de linguagem
volume 16: Juventude e Contemporaneidade
volume 17: Católicos Radicais no Brasil
volume 18: Série Avaliação nº1: Brasil Alfabetizado: caminhos da avaliação
volume 19: Série Avaliação nº2: Brasil Alfabetizado: a experiência de campo de 2004
volume 20: Série Avaliação nº3: Brasil Alfabetizado: marco referencial para avaliação cognitiva
volume 21: Série Avaliação nº4: Brasil Alfabetizado: como entrevistamos em 2006 
volume 22: Série Avaliação nº5: Brasil Alfabetizado: experiências de avaliação dos parceiros
volume 23: Série Avaliação nº6: O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental?
volume 24: Série Avaliação nº7: Diversidade na Educação: experiências de formação continuada de professores
volume 25: Série Avaliação nº8: Diversidade na Educação: Como indicar as diferenças? 
volume 26: Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental
volume 27: Juventudes: outros olhares sobre a diversidade
volume 28: Educação na Diversidade: experiências e desafios na educação intercultural bilíngüe
volume 29: O Programa Diversidade na Universidade e a Construção de uma Política Educacional Anti-racista
volume 30: Acesso e Permanência da População Negra no Ensino Superior
volume 31: Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes
volume 32- Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas
volume 33: I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário